Proteção UV e oculos solares

 

Vamos conhecer um pouco mais sobre a radiação ultravioleta e os óculos que nos protegem dos efeitos dela (no desenvolvimento e na aceleração de doenças oculares ).

Voltamos a nos referir ao “Guia Pratico para Proteger a sua Visão” pela Harvard Medical School,Editora Campus,2002:

“Os danos oculares causados pelo sol são cumulativos. O olho permanece como os danos do sol que voce adquiriu na infância.Ainda assim,nunca é tarde para usar uma proteção!”

 

A luz ultravioleta tem três comprimentos de onda:

 UVA (mais longo) parece quase azul no espectro visível

UVB (mais curto) mais ativo e parcialmente absorvido pela camada de ozônio

UVC curto e completamente absorvido pela camada de ozônio”

Os raios UVA e UVB são nocivos  aos olhos,acelerando o envelhecimento do olho (catarata) e facilitando o aparecimento da degeneração macular relacionada à idade(DMRI).

“O uso de chapéu ou boné bloquearão 50% da radiação ultravioleta e reduzirão  os raios que entram nos olhos por cima ou pelos lados dos óculos.Os óculos escuros que filtram 99 a 100% dos raios UVA e UVB do sol ajudam a reduzir bastante o risco de danos aos olhos”.

“O fato de uma lente parecer escura não significa que seja capaz de bloquear a radiação ultravioleta.Na verdade, os oculos mais escuros sem essa proteção (UV) podem enganar os olhos e acabar provocando mais danos do que a falta de oculos escuros.Sob essas circunstancias, os olhos estão especialmente vulneráveis aos danos do sol,porque as pupilas se dilatam por causa da escuridão, deixando penetrar os raios ultravioleta do sol.”

“…as lentes com uma tonalidade vermelha,âmbar ou laranja podem ofereceruma proteção melhor contra essa luz.Porem a distorção é menor com lentes cinza,verdes ou marrons.”

“Se apenas um de seus olhos é perfeito,não se esqueça de usar óculos protetores em todas as ocasiões para proteger a visão de seu olho bom.”

“Existem três tipos de óculos de sol (segundo o ANSI – American National Standard Institute):

  • Estéticos:ligeiramente coloridos.Bloqueiam 70% dos raios UVB,20% dos raios UVA e 60% da luz visível
  • Para propósitos gerais: Lentes de luminosidade média a escura (a maioria dos óculos está nessa categoria).Bloqueiam 95% dos raios UVB, 60% dos raios UVA e entre 60 e 90% da luz visível.
  • Para propósitos especiais: Extremamente escuros, com bloqueadores dos raios ultravioleta, recomendados para lugares com muita luz,como praias Bloqueiam 99% dos raios UVB, 60% dos raios UVA”

 

Acréscimo nosso:

 Tecnologia fotossensível:

 Aplicada em lentes disponiveis no mercado atual, que oferecem proteção 100% (UVA e UVB) segundo os fabricantes.      http://www.transitions.com.br/pt/experience/Pages/default.aspx

  Apresentam as seguintes características:

  •  São claras em ambientes internos e em ambientes externos ajustam sua tonalidade de acordo com a intensidade da iluminação natural
  • Em ambientes internos ou à noite são tão claras quanto as lentes convencionais
  • Bloqueiam 100% dos raios solares nocivos UVA e UVB
  • São compatíveis com todos os modelos de armações e prescrições

Existem outros fabricantes de lentes com tecnologia fotossensível! http://inovacao.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-23942007000200022&lng=en&nrm=iso

Consulte seu oftalmologista a respeito de lentes de proteção UVA e UVB!

2 comentários

    1. A qualidade das lentes não tem necessariamente a ver com o preço dos óculos. Veja por exemplo os óculos de segurança usados pelos profissionais que trabalham expostos ao sol: são lentes com bloqueio UV total (400 nanometros), certificadas pelo Inmetro.Estão disponiveis em lojas de material de construção, nas prateleiras junto com artigos relacionados à segurança no trabalho.Custam em média 10 reais. Modelo padronizado.

      De qualquer forma, o que voce deve fazer ao comprar óculos escuros é se certificar (sempre) do nivel de proteção oferecido: as lojas (óticas e quiosques de venda de oculos solares) devem ter o fotometro,aparelho que mede o filtro UV das lentes.
      Nunca use óculos de sol sem ter certeza da proteção UV máxima oferecida.Cada vez mais é necessário evitar a absorção dos raios UV para prevenir doenças oftalmologicas no futuro.

      Abs,

      Curtir

Deixe um comentário