A angústia da incerteza…eu tenho glaucoma?

Relato de internauta sobre a ansiedade do diagnóstico de glaucoma.Em negrito o relato e logo abaixo comentario a respeito.

…Porém a médica quando fez o exame de fundo de olho observou uma escavação no nervo óptico e me questionou se eu tinha alguém na família com Glaucoma. Fiquei desesperada pois não tenho ninguém da minha família com essa doença e tenho apenas 30 anos.Ela pediu que eu fizesse uma campimetria e uma retinografia.A campimetria deu normal porém a retinografia deu uma escavação de 0,5 no olho D e 0,4 no OE e mais nenhuma alteração. A pressão do meu olho também esta normal.Levei o resultado para a médica e ela me disse que está tudo normal que eu tenho que voltar à consulta só daqui a um ano.Estou angustiada! Um ano sem nenhum tratamento… e se for glaucoma bem no inicio e se essa escavação aumentar! Um ano pode ser muito tempo! Me esclareça isso.Teria outro exame que eu possa fazer fora os que eu já fiz que possam diagnosticar o glaucoma bem no inicio?

Quanto ao glaucoma, vamos esquecer um pouco a doença em si e falar sobre estatísticas médicas e prevenção, ok?

Nós médicos cumprimos o nosso papel quando ao analisarmos cada individuo, observamos todos os fatores de risco pertinentes a cada doença degenerativa (que acontece mais freqüentemente com o passar dos anos, no envelhecimento do organismo) conhecida e/ou mais comum. Com certeza é isso que se espera de nós. Até para podermos orientar o paciente no sentido de como evitar ou retardar aquele processo mais comumente visto em outras pessoas como ele (ou melhor, com aquelas características -ou sinais- que estatisticamente são mais prevalentes, mais comuns nos portadores das doenças analisadas).

A idéia não é gerar pânico! Pelo contrário… é ajudar.

Mas como muitas vezes nos atemos à investigação (propedêutica) médica e nos esquecemos de inserir a informação no contexto em que ela deve ser analisada, vocês, pacientes, ficam com mais dúvidas do que tinham antes da consulta e por vezes, amedrontados. O medo é o pior inimigo da prevenção porque ele gera ansiedade, que por sua vez aumenta o risco do adoecimento (ansiedade é pró-inflamatória e hoje sabemos que o “estado inflamatório do organismo” é a base do adoecimento desde a esclerose vascular até o câncer).

Saber que somos portadores de alguns fatores de risco para determinadas doenças deve servir como alerta e despertar em nós a vontade de conhecer mais a respeito de como retardar ou evitar o aumento do risco, através de intervenções permanentes no estilo de vida de cada um. Se eu fosse você pensaria em como reduzir meu risco por exemplo aumentando a atividade física, me informando como evitar a doença vascular (parceira do glaucoma) e a ansiedade exagerada.

Hoje o determinismo genético foi substituído pela consciência de que não apenas os gens (no seu caso o tipo de nervo óptico) definem o adoecer ou não. Os fatores ambientais externos e internos (qualidade de vida de cada um) têm uma grande parcela na prevenção ou aceleração das doenças.

Além do mais, os exames definem a existência da doença, mas o intervalo entre saúde e doença é maior do que podemos supor e é aí que perdemos tempo analisando apenas a presença definida e irrefutável da doença, quando poderíamos tê-la retardado ou evitado com medidas para contrabalançar o quesito negativo e transformá-lo apenas no que é em realidade: um único fator de risco em meio a vários outros e que pode ser minimizado através de muitas outras intervenções. O bom senso é sempre o caminho do meio: o equilibrio.

Fazer exames para ter um diagnóstico precoce, sim. Mas principalmente entender e fazer o que for preciso para evitar a doença.

A campimetria e a retinografia solicitados pelo seu médico têm o objetivo de estabelecer um parâmetro basal para futuras comparações que servirão para identificação do momento em que se confirma a doença (através de mudanças nos exames). Mas não significa que necessariamente você terá este diagnostico. E lembre-se: um único exame não faz diagnostico nenhum, não existe exame melhor ou mais sofisticado. O conjunto de informações dos vários exames disponíveis (campo visual, avaliação do nervo óptico e retinografia, PIO, curva tensional diária, teste de sobrecarga hídrica e exames de imagem do nervo -HRT e/ou OCT) é que esclarece se existe ou não doença. Não se medica um individuo porque o campo visual ou o OCT mostra alguma alteração. O acompanhamento é a única forma de o médico ter certeza de que você precisa de tratamento ou não.

Imagine se toda filha cuja mãe teve câncer de mama fizesse mastectomia para “evitar” a doença…ou que toda mulher com ovários policísticos fosse medicada com hipoglicemiantes para tratar um diabetes que ela ainda não tem apenas porque estatisticamente elas têm fator de risco maior para desenvolver resistência à insulina (com a idade).O que se deve fazer, em ambos os casos é informar a respeito das possibilidades e contribuir para que a mulher conheça os riscos e ajude a adotar estratégias preventivas. Parece pouco… mas é o que deve ser feito.

Fazendo uma analogia, se me permite, nós deixamos de viver alegrias e ter sensações boas e momentos intensos, mesmo sabendo que somos mortais e não tendo a menor idéia de quanto tempo viveremos (cada um de nós)? Não… apenas vivemos um dia de cada vez, da melhor forma que encontramos e fazendo o possível ( e que está ao nosso alcance) para prolongar nossa vida,não é mesmo?

Portanto o meu conselho a você só pode ser um!

Mantenha-se saudável, visite regularmente seu oftalmologista e tente (mesmo!) manter a ansiedade longe da sua vida,ok?

 

Leia também neste blog     “A hipertensão ocular de hoje será o glaucoma de amanhã?”   no link abaixo:

https://elizabethnavarrete.com/2012/04/

 

 

4 comentários

  1. Muito obrigada Drª pelo post com a minha pergunta e principalmente pela sua SENSÍVEL resposta que me está sendo de grande valia para que eu mantenha a calma nessa angustiante espera do DIAGNÓSTICO DE GLAUCOMA OU NÃO…Procurei uma segunda opinião,não conseguiria esperar um ano de braços cruzados.Encontrei um médico maravilhoso,ele me passa confiança e segurança .Quase dois meses se passaram..estou fazendo vários exames ele está suspeitando que eu tenho GLAUCOMA DE PRESSÃO NORMAL .Estou tentando levar minha vida normalmente como antes, mais não está sendo fácil .Estou fazendo a minha parte mais confesso que o FANTASMA do GLAUCOMA DE PRESSÃO NORMAL e a POSSIBILIDADE DA PERDA DA MINHA VISÃO ME APAVORAM…Muito obrigada por sua atenção ,acho que vc não tem a noção do quanto as suas PALAVRAS CONFORTAM . . . Que DEUS te ilumine sempre!

    Curtir

    1. Daniela,

      Obrigada pelo carinho do comentário.

      Fico feliz em saber que voce encontrou um profissional atento às suas necessidades. Uma boa relação médico-paciente é imprescindível para o sucesso de qualquer diagnóstico e/ou tratamento. Mas mais do que isso, a sua atitude positiva em relação ao processo de investigação oftalmologica será o diferencial na evolução do quadro que voce compartilhou comigo.

      Com ou sem diagnóstico formal de glaucoma (apos a rotina de investigação), o que vai mudar é apenas o inicio imedidato de medicação ou apenas a confirmação da sua inclusão no grupo de pacientes de risco para desenvolvimento de doença glaucomatosa (em algum tempo futuro).

      Mas nunca se esqueça que o fato de ter sido incluida no grupo não significa que voce terá glaucoma, com certeza, algum dia …amanhã ou daqui a cinquenta anos! Significará que voce deve ser monitorizada sim. Mas mais do que isso (a esta altura voce já adivinhou o que vou falar,não é?) significa que voce tem nas mãos a possibilidade de mudar a sua historia, mudando estilo de vida, alterando provaveis rotas de doença vascular.E o primeiro passo é reduzir o máximo que voce conseguir…aos poucos…um dia de cada vez, a sua ansiedade.

      Ser ansioso faz mal à saúde, inclusive dos olhos!

      Estarei torcendo por voce!

      Abs,

      Elizabeth

      Curtir

Deixe um comentário