Alergia ocular…o que fazer?

Alergia ocular… o que fazer?

“Tenho uma filha de sete anos que tem uma coceira nos olhos pra valer mas apenas quando está dormindo (não imediatamente, mais ou menos duas horas depois). Até agora todos os colírio usados (entre eles antiinflamatórios, corticóides, antialérgicos, lubrificantes) não resolveram. Os olhos amanhecem inchados e vermelhos, mas logo a vermelhidão some. Já foi dito que poderia ser conjuntivite alérgica crônica e que por volta dos 12 anos deve normalizar, Mas ela ainda tem sete anos! Já usou duas marcas de anti-histamicos, ja fez dosagem de IgE, etc. E nada; mas até agora nenhum pediu um exame diferente… a não ser a medida da pressão de do grau… O que me aconselha por favor me ajude, ela só coça enquanto está dormindo; e se ela dormir durante o dia não coça, somente à noite. Um dos oftalmologistas disse que pode ser ceratocone, mas disse para continuar com os colírios, sendo que todos os colírios quando usados por tempo prolongado têm efeitos críticos no futuro!
Esqueci de informar que aos onze meses e depois aos quatro anos (deste episodio ficou uma cicatriz) ela teve dois incidentes oculares (emergências) por traumas leves e desde então ela sempre teve coceira. Ou seja, ela sempre vem usando colírios, pra controlar as coceiras e inflamações. E há quatro meses (praia) a coceira voltou, pra valer e de lá para cá todas as noites. Não estou mais dando conta… já pensei que pode ter sido o protetor solar, bactérias (piscina), outras alergias (já tomei várias precauções aqui em casa e nada). Ás vezes acho que tem a ver com a cicatriz no olho dela…”

A conjuntivite alérgica, mais corretamente chamada de alergia ocular, caracteriza-se pelo prurido (coceira) e pela observação de reação conjuntival papilar. São varias as formas de apresentação da alergia nos olhos. Uma forma mais branda é a sazonal, quando os sintomas pioram ou surgem apenas quando o individuo é exposto ao alérgeno responsável pela crise. Parece ser mais freqüente quando coexiste historia de outra forma de alergia (não ocular) como asma, rinite ou dermatite.
Os sinais clínicos devem ser bem reconhecidos. Deve-se buscar ativamente e afastar presença de sinalizadores de gravidade da doença como alteração importante da superfície ocular, comprometimento anatômico e topográfico corneano, pálpebras superiores anatomicamente alteradas.

Ela tem outras manifestações de alergia?

A princípio o prurido (coceira) é associado à reação alérgica. Mas o prurido sem causa aparente e descartado o ressecamento ocular, pode ser psicogênico.

Uma dermatologista lembra o fato curioso de algumas de alguns indivíduos com dermatite irem dormir sem urticária e acordarem, no meio da noite ou pela manhã, coçando-se e cheios de placas. Esse fato indicaria uma provável origem emocional. Durante o repouso físico, a mente traz as imagens do que foi vivido durante no dia a dia. Isso serviria para diminuir a tensão, trabalhando os conflitos a nível inconsciente, segundo os psicólogos.

Vamos partir do princípio de que a sua filha seja atópica.O tipo de pessoa que reage de forma diferente a estímulos das mais variadas origens: alimentares, ambientais, emocionais… e o órgão alvo, hoje, é o olho. Amanhã pode ser a pele, ou as vias aéreas superiores, por exemplo.

Com o diagnostico clinico confirmado (alergia ocular),resta buscar o alergeno responsável. Às vezes é mais de um.

Você pode ajudar os médicos a ajudar sua filha se reduzir a sua ansiedade em relação ao problema (sei que é difícil…). Tente recomeçar do zero, do ponto de partida. Sugiro evocar a memória em relação aos últimos cinco meses. Sim, um mês a mais do que o tempo de inicio dos sintomas. Aí então se esforce para lembrar cada detalhe: mudança de escola, separação dos pais, perda de algum animal de estimação ou pessoa muito querida de seu convívio íntimo. Depois passe para o ambiente em que ela vive (clima, obras, mudanças de decoração,algum presente de aniversario do qual ela não desgruda desde então,um bichinho de pelúcia ou qualquer outro objeto). Mudança de hábitos alimentares para pior (alimentos com corantes) ou para melhor (mesmo que você ou o pediatra/nutricionista tenham introduzido por achar melhor para a saúde). Troca de xampu, de sabonete, lençóis ou colchas de tecido diferente, mudança de sabão em pó ou amaciante ou alvejante (alguns alérgicos têm “hipersensibilidade” à aloe vera).

Ela usa algum remédio (oral ou tópico) antes de dormir? Há quanto tempo? A bula faz alguma referencia a prurido ocular ou alergia? Mesmo que seja medicação que já vinha sendo usada por muito tempo… alergias cruzadas existem ou ainda, com o tempo, as sensibilizações podem acontecer.

Avalie tudo e qualquer coisa em que possa pensar! E já advirto que, por experiência clinica, a primeira resposta que vem à cabeça dos pais e/ou cuidadores é que nada mudou, tudo continua do mesmo jeito. Mas, se isso fosse verdade não teria havido piora da alergia. Algo “engatilhou” a crise (causa alérgica, psicogênica ou ambas, provavelmente).

Pense bem e com calma. Com esse inventário feito, comece a fazer as mudanças necessárias, uma de cada vez (tentativa e erro, esse é um método). Outra forma seria fazer testes cutâneos (patch, intradermico ou prick test ) ou o no sangue (RAST), mais caro e menos sensível do que os primeiros. Mas nem todos os alergenos estão disponíveis para serem testados dessa forma; às vezes, depois de muito buscar, com testes negativos ou inconclusivos, identificamos algo que estava bem à nossa frente e que deixamos de perceber, como sendo potencial alérgeno. Tudo e qualquer coisa pode sensibilizar um alérgico!

Inconclusiva a busca?Vamos ao lado prático: se a coceira é apenas à noite e se não existe comprometimento ocular grave, o anti-histamínico oral ao deitar resolveria o sintoma (por um tempo bastante limitado até se encontrar o possivel alergeno ou a causa)e minimizaria os riscos futuros representados pelo uso de medicação (mesmo tópica) à base de corticóide, alem de vários outros colírios. Quase toda medicação tópica (colírio) tem conservante (para preservar a substancia base). Se a medicação será usada por tempo prolongado e indefinido a lesão (maior ou menor) à superfície ocular existirá. O melhor seria poder evitá-los. O anti-histaminico oral também ajuda a ressecar o olho e, circulo vicioso, pode aumentar o prurido. Converse com o oftalmologista e o alergista dela. Eles poderão ajudá-la a minimizar os efeitos a longo prazo e pensar numa forma de reduzir a posologia ao mínimo possível capaz de eliminar os sintomas.

Às vezes a resposta está bem à frente dos nossos olhos, tão perto que não somos capazes de ver!

Por último, gostaria de lembrar que o ambiente virtual não deve ser de forma alguma usado para tratar ou diagnosticar qualquer doença. Ele serve apenas para ajudar a entender o adoecimento. A consulta presencial, o exame clinico , a coleta da historia da doença e dos antecedentes, a observação do doente em seu meio familiar, os exames complementares além de uma eficiente relação médico-paciente são insubstituíveis!

E não existem remédios milagrosos,não existe “receita de bolo” no cuidado médico. Existem drogas ideais para cada individuo, usadas no momento certo, na dose adequada e que,mesmo assim, às vezes, para desespero do médico e da família, não eliminam as queixas. É nesse momento que devemos olhar a questão sob novo prisma (pelo menos tentar) e retomar o caso, passo a passo, desde o inicio. A solução virá, tenho certeza! Não que todas as doenças tenham cura…mas podemos sempre melhorar a vida do individuo (e de seus familiares), de alguma forma.

Espero ter ajudado!

Abs,

Elizabeth

Para conhecer mais sobre alergia acesse

www.blogdaalergia.com.br

 

PS: Quanto à cicatriz,ela pode aumentar o ressecamento do olho ( e consequentemente o prurido), na medida em que o filme lacrimal não se distribui homogeneamente quando existem irregularides na superficie do olho. Mas nesse caso a criança coçaria muito mais esse olho do que o olho contra-lateral. Outro ponto não abordado foi pesquisa de ectoparasitas na base dos cilios, que se presente, pode levar à coceira intensa e principalmente à noite (na inatividade do individuo e no calor da cama).

 

Este post  foi originalmente publicado em meu outro blog no link

http://duvidasemoftalmologia.wordpress.com/2012/04/23/alergia-ocular-o-que-fazer/

 

5 comentários

  1. Olá, obrigada, pelas orientações, ainda não levei minha filha(Rayssa) há um oftalmologista novamente, pois estou fazendo compressas com a arruda nos olhos delas, (olhos fechados), e está funcionando ela está coçando bem menos… sei que talvez não deveria mas várias pessoas mais de idades (vovós) me disseram que realmente resolvia para seus filhos há muitos anos, estou tomando cuidado, já passei por sete medicos e até agora nada, então resolvi arriscar,…
    O que me diz da água boricada para limpar os cilios ? Estou usando a 02 dias com algodão… Água boricada faz mal para os olhos,? Devo parar? e a o soro fisiológico(estéril) pode ser indicado para lavar os cilios? vou encontrálo em farmácias mesmo? Pois na hora da crise limpo os cilios delas (inferiores e superiores) melhora por algum tempo…. Existe algo mais apropriado para limpar os cilios, pois estou acreditando ser um parasita. Nunca tinha pensado nesta hipótese desde o dia que li as orientações para mim… Por isso estou observando esta hipótese até ver qual vai ser os próximos passos…

    Curtir

    1. Solange,

      Sei que está aflita,mas acredito que vá encontrar um oftalmologista que a oriente a respeito. Antes de se iniciar algum novo tratamento sua filha deve ser reavaliada para que sejam aventadas hipoteses diagnosticas. A partir dai serão feitos outros exames para que se chegue ao diagnostico de certeza.Então poserá ser indicado tratamento adequado.

      A limpeza dos cilios com soro fisiologico ou qualquer outro liquido esteril não elimina parasitas. O que se faz é a remoção com pinça (um a um) após uso de pomadas indicadas. Mas lembre que esta é apenas uma das muitas possibilidades diagnosticas e se nenhum oftalmologista que examinou sua filha comentou a respeito é porque não foram vistos parasitas ou cistos na base dos cilios. O meu comentario foi generico. Apenas citei uma possibilidade diagnostica …

      O que recomendo é que busque um oftalmologista que já tenha examinado sua filha, converse com ele a respeito das suas duvidas,estabeleça uma relação de confiança e siga suas recomendações!

      Vale a pena insistir! Sua filha precisa de ajuda. A informação veiculada atraves da internet ou os conselhos de pessoas mais velhas servem apenas para ajudá-la a entender o que pode estar acontecendo; ajuda a sua comunicação com o seu médico.

      Mas às vezes pode atrapalhar também! Depende de como voce vê (e utiliza) esse conhecimento.

      Retome uma relação médico-paciente eficaz e ajude a resolver mais rapidamente o desconforto da sua filha (e o seu)!

      Curtir

  2. Solange,

    Infelizmente não posso ajudá-la em relação ao seu comentario a respeito da arruda. A principio não recomendo nenhum tipo de chá ou outro liquido para ser usado nos olhos. Nem mesmo soro fisiologico que não esteja esteril!
    Converse com o oftalmologista a respeito da evolução do quadro da sua filha,peça orientação em relação à dificuldade em chegar a um bom resultado terapeutico com as drogas já utilizadas.

    Todo cuidado é pouco em relação aos olhos!

    Abs,

    Curtir

  3. Boa Noite. Dr. Elizabeth, obrigada pelas orientações sobre alergias etc, é o que vou fazer, vou começar do zero, e vou analisar o fato de ser psicológio pois a minha filha é adotada e estamos contanto aos pucos pra ela sobre tudo,,,, realmente senti ela mais ansiosa…. Ela não toma nem um medicamento atualmente,, e também parei com os colirios por enquanto. Dr. Muitas pessoas estão me ensinando pingar aquela erva arruda no olho dela me disseram que é uma gota em cada olho uma vez só (dose uínica) dizem que é milagrosa quando não se resolve com colírios e ante histamicos, o desalex foi o ultimo que ela tomou… o que sabe sobre isso? Na internet li alguns depoimentos dizendo a mesma coisa, (pingar uma gota do sumo da folha:arruda) pode ser o sumo puro ou misturado a agua mineral, a compressa da arruda nos olhos tambem dizem que ajuda para casos de alergias e outras inflamações, ….

    Curtir

Deixe um comentário