Oftalmologia Preventiva…como se faz?

OFTALMOLOGIA PREVENTIVA

Falar sobre prevenção em oftalmologia é, em primeiro lugar, falar da garantia de boa qualidade visual futura, através da avaliação precoce da visão na infância, visando à prevenção da ambliopia (que é o não desenvolvimento -evitável- da acuidade visual potencial num dos olhos em decorrência de estrabismo ou outra patologia oftalmológica que não tenha sido diagnosticada antes dos seis anos de idade.

Falar da prevenção dos traumas oculares, causa importante e bem conhecida de cegueira evitável no mundo! Acidentes de trabalho, acidentes de transito e acidentes domésticos.

Falar de como a hipertensão arterial, a obesidade, a síndrome metabólica (através do aumento da resistência à insulina) e o diabetes podem interferir negativamente na qualidade visual em longo prazo.

Enfim,

Falar da prevenção das doenças crônicas degenerativas oculares como o glaucoma, algumas uveítes e a DMRI (degeneração macular relacionada à idade), que podem ter início antes da idade adulta e apresentar desfechos negativos mais precoces ou na senilidade, reduzindo a qualidade de vida dos indivíduos.

Estratégias: exames oftalmológicos de rotina, orientação a respeito de normas de segurança no trabalho e cuidados para prevenção de acidentes domésticos. Mas, principalmente em relação às doenças crônicas degenerativas, é imprescindível a conscientização da necessidade de manter estilo de vida mais saudável.

E essa conscientização deve ser feita através da construção, desde cedo, do conhecimento a respeito das doenças oculares e sua prevenção!

Elizabeth Navarrete

Leia mais em http://www.duvidasemoftalmologia.wordpress.com

2 comentários

  1. Dra.,
    Grata pela postagem, todas aliás mais que oportunas sempre.
    Esse um dos aspectos do verdadeiro médico de vocação, aquele que zela grandemente também pela prevenção se doando em preciosas orientações.
    Grata uma vez mais, Dra!

    Curtir

    1. Obrigada pelo incentivo!

      E a intenção é de conscientizar sempre!

      Cada um de nós é o responsável pela sua saúde.
      O medico pode ajudar a mantê-la…mas ele,indivíduo,não pode nem deve delegar essa responsabilidade
      a outros. Cabe ao medico informar o paciente,cada vez mais, e pontualmente,quando preciso for, promover as intervenções necessárias para “recolocar o organismo na direção mais acertada” para que o indivíduo possa retomar a sua tarefa. Nada mais do que isso!

      Assim haverá mais saúde, menos doença!

      Abs,

      Curtir

Deixe um comentário