About…

Médica há 33 anos,venho buscando nos ultimos 12 anos respostas a questoes clinicas observadas no dia a dia e não resolvidas pela abordagem ortodoxa (que aprendi na universidade e nas pós-graduações e especializações)…Esses questionamentos me trouxeram a esse momento de reflexão, em que me dedico a  pesquisar o conhecimento humano relacionado a saude e bem estar,produzido ao longo de milenios e esquecido pela Medicina.

Anúncios

8 comentários

  1. Olhe só que coisa… estava tudo bem com a minha visão quando num olhar lateral, percebi uma espécie de linha que começava na parte superior do olho e corria para baixo, achei que fosse um fio de cabelo, mas que nada, isso se repetia por diversas vezes, e quando abaixava a cabeça também ocorria, mas quando olhava fixo para a frente, nada acontecia. Ao chegar a noite, essa linha transformou-se num flash luminoso que se repete varias vezes. A principio pensei que fosse efeito colateral de algum medicamento, mas fui ver os efeitos adversos dos mesmos e nada encontrei. Aí ví o seu blog… DPV, não resta dúvida, só faltava essa, além do enorme calculo renal na pelve renal direita, da condromalácia patelar esquerda, da cirurgia de revascularização miocardia, agora DPV. Puxa, hoje é sexta feira, vem um fim de semana por aí, oftalmologista ? talvez tenha de ser algum especial que possa me dizer com segurança sobre o prognóstico dessa ocorrencia. Há algo que possa fazer, além de esperar? é caso de ír para um pronto socorro oftalmologico ? Elizabeth, o que vc pode orientar ? abraços. Muita Paz.

    Curtir

    1. Prezado Rogerio,

      A unica orientação possivel é a de que procure um oftalmologista (retinólogo) hoje ainda (se está no RJ, a Policlinica de Botafogo ou Oculistas Associados ou IBOL – todos em Botafogo).Ligue e avise que deve ser um DPV agudo. Apos um primeiro atendimento (mapeamento de retina), afastada hipotese de rotura retiniana você será liberado e orientado a fazer avaliações subsequentes (e/ou outros exames) para identificar tração vitreo-retiniana,quando então serão fornecidas instruções de como proceder no futuro em relação a sintomas e necessidade de intervenção ou não.

      Espero ter ajudado.

      Abs,

      Curtir

  2. Olá, Dra. Elizabeth!

    Ocorre que andei pesquisando e suspeito ter a chamada Oftalmopatia de Graves. Já me consultei com a endocrinologista e a princípio meus exames laboratoriais parecem normais. Todavia há quase 3 anos o meu nível de TSH estava bem baixo e tive uma suspeita de hipertireoidismo (minha mãe tem hipotireoidismo). Fato é que os últimos exames, feitos há cerca de 4 meses, não acusaram nada.

    Pois bem, há mais ou menos 2 anos, percebi que havia uma diferença de tamanho entre meus olhos. Na verdade, um parecia estar mais “caído”, mais fechado do que o outro. Contudo hoje acredito que o meu olho direito é que esteja mais aberto, quer dizer, a pálpebra parece estar mais retraída, chegando a ficar cerca de 1mm acima do limbo e isso acaba dando a impressão de o olho esquerdo estar mais caidinho.

    No início do ano tive uma melhora espontânea e os dois olhos ficaram nivelados, sem problema. Porém há cerca de 1 mês passei por muito estresse e chorei muito. O resultado foi que a diferença entre eles voltou. Não sei que relação pode haver, mas fato é que é facilmente percebido. Inclusive tirei foto dos meus olhos,mas acho que não tem como enviar por aqui.

    No final do ano passado também fiz ressonância das órbitas, mas a princípio está tudo normal. Também já me consultei com uma neurologista e ela afirmou não haver nada de errado.

    Desde já muito grata pela atenção,
    Talita Mendes.

    Curtir

  3. Oi Elizabete,
    Estou pesquisando na internet, mas não consegui contato com nenhum oftalmo…
    …minha esposa teve catarata congênita. Nunca enxergou com a vista esquerda, porém, nunca deixou de fazer nada pelo problema. Vida normal.
    Agora, aos 50 anos, o olho esquerdo está ficando branco, como se tivesse catarata. Ela está incomodada com fator estético.
    O que pode ser feito neste caso????
    Se vc puder, me responda. Te agradeço antecipadamente…
    bjs
    Luiz Fernando

    Curtir

    1. Como vai,Luiz Fernando?

      Catarata congenita apenas no olho esquerdo? Foi identificada a causa?Alem da catarata algum problema retiniano?
      Esse olho foi operado?
      SE operou,com que idade? Teve algum problema secundario à cirurgia?Glaucoma?
      Esse olho sempre pareceu menor do que o outro? Ou está parecendo menor agora?
      Se não tiver sido uma catarata complicada,e a cornea (a parte transparente que deixa ver a pupila (“menina dos olhos”))estiver transparente e sadia,e não existir nem visão periferica nesse olho (o lado esquerdo é o olho que ajuda o motorista a olhar o espelho lateral quando dirige),a solução estética pode ser uma lente de contato gelatinosa pintada (cor natural bem semelhante a do outro olho) com a pupila preta.Se a córnea estiver opacificando,existem tambem lentes cosmeticas especiais para auxiliar na correção estética.
      Mas antes de fazer essa indicação um oftalmologista tem que examinar para confirmar os achados acima e avaliar com precisão as possibilidades.

      Ela deve ter um oftalmologista que a avalia rotineiramente.Até porque individuos monoculares (que só tem visão útil num dos olhos) precisam avaliar o olho bom com maior periodicidade do que fariam os binoculares,inclusive com mapeamento de retina para ter certeza de não ser portador de nenhuma lesão de risco que possa no futuro piorar a qualidade de visão do olho unico (medida preventiva aconselhavel!).

      Converse com o oftalmologista a respeito de suas dúvidas!

      Espero ter sido de alguma ajuda.

      Curtir

  4. Querida, acabei de conseguir “visitar” o seu blog! Meus parabéns! Como sempre, a sra. mostra ao que veio! Muito estudo e dedicação! É por isso, além de também pela sua conduta, que lhe admiro tanto, como médica e como alma humana generosa…
    Um beijo, e mais uma vez, parabéns!
    Patrícia
    Ps. Como envio as telas?

    Curtir

    1. Patricia,muito obrigada pelas palavras carinhosas…um beijo grande para voce tambem.
      E continue criando suas telas e usando as palavras tão bem como faz nas suas crônicas.Li todas as que me enviou e gostei muito!Voce fala ao outro com propriedade e expoe as dores,que todos sentimos, e os alivios possiveis,que tanto desejamos!

      PS: Enviei email em resposta à postagem das telas.

      Elizabeth

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s