A catarata pode afetar nossa visão à medida que envelhecemos, mas você pode tomar medidas para proteger seus olhos.
Vamos falar sobre os mecanismos de formação da catarata e como evitá-los.
A catarata se desenvolve quando a proteína da lente que temos dentro do olho (chamada cristalino) começa a mudar sua constituição (ela se quebra e forma aglomerados proteicos), o que torna a lente menos transparente. E isso resulta em visão embaçada.
Podemos prevenir ou lentificar a evolução da catarata com Mudança de Estilo de Vida.
Você sabia que o estresse oxidativo desempenha um papel importante na formação da catarata? O estresse oxidativo ocorre quando há um desequilíbrio entre os radicais livres (produzidos através das reações químicas que ocorrem naturalmente no organismo ou produzidos durante o combate contra estressores como vírus,bactérias e fungos por exemplo) e as defesas antioxidantes do corpo. Este desequilíbrio (estresse oxidativo) pode danificar as proteínas do cristalino, contribuindo para o desenvolvimento da catarata.
Mas podemos nos proteger através de:
Alimentação de qualidade que aporte micronutrientes importantes para ajudar a reequilibrar as defesas antioxidantes. Consumir alimentos ricos em antioxidantes, como mirtilos, cenouras e espinafre. Incluir na dieta fontes de vitamina C e E encontradas em encontradas em frutas cítricas e nozes.
Proteção Solar, usando óculos de sol com proteção UV sempre que estivermos ao ar livre porque a exposição prolongada ao sol sem proteção pode aumentar o estresse oxidativo nos olhos.
Evitando o Tabagismo (mesmo o passivo)! Fumar não só aumenta o estresse oxidativo, mas também aumenta significativamente o risco de desenvolver catarata.
O estresse oxidativo está relacionado à formação da catarata e a adoção de hábitos saudáveis pode desempenhar um papel fundamental na prevenção. Sejamos proativos para manter a saúde ocular!
No próximo post vamos descrever com mais detalhes os mecanismos de formação da catarata.