mitos sobre os olhos…

 

 

Aqui vão alguns mitos,segundo o “Guia Prático para proteger a sua visão” da Harvard Medical School,pela Editora Campus,2002:

 

Ler com luz fraca piora a visão.

Não exatamente.Embora a luz fraca não tenha efeitos adversos sobre a visão nem prejudique os olhos,pode cansá-los ràpidamente.A melhor maneira de posicionar uma luz de leitura é fazê-la incidir diretamente sobre a página.Se a luz incidir sobre seus ombros,causará um clarão.

Cenoura faz bem para os olhos.

Há alguma verdade nisso.A cenoura,que contem vitamina A,é uma das várias hortaliças que fazem bem aos olhos.As frutas e as hortaliças de folhas escuras,que contém mais antioxidantes,como a luteina e a zeaxantina,podem ser ainda melhores.(A cenoura crua é uma fonte modesta de luteina e zeaxantina).Os antioxidantes ajudam a proteger os olhos contra a catarata e a degeneração macular relacionada à idade.A ingestão de qualquer hortaliça ou suplemento contendo essas vitaminas ou substancias não evita nem corrige os problemas de visão,como miopia e hipermetropia.Na verdade,o excessode vitamina A pode prejudicar seus olhos e sua saúde.

Olhar para a tela do computador o dia inteiro faz mal à vista

Verdadeiro.Embora o uso do computador não cause danos permanentes aos olhos,olhar para a tela do computador durante longos periodos contribui para a tensão ocular,outro nome para vista cansada.Ajuste a iluminação,evitando que crie um clarão ou um reflexo forte sobre a tela.Além disso,quando estiver trabalhando no computador ou fazendo outro trabalho detalhado,como ler ou costurar,é uma boa idéia descansar um pouco os olhos,a  cada hora,mais ou menos,para reduzir a fadiga ocular.

Só é necessário realizar um exame de vista quando ocorrer algum problema.

Falso.Todo mundo deve fazer um exame de vista completo regularmente,mesmo não sentindo qualquer sintoma.

Eles resumem as sugestões aos problemas abordados no livro:

-embora a idade aumente o risco de uma doença ocular grave,a perda de visão não precisa caminhar lado a lado com o envelhecimento!

-podemos tomar várias atitudes para preservar a visão,inclusive fazer exames de vista regularmente,ter uma alimentação balanceada,com bastante hortifrutigranjeiros,não fumar;e proteger os olhos do sol, de perigos dentro de casa e de outras doenças como diabetes e outras doenças cronicas que podem afetar a visão.

-consulte o oftalmologista e realize exames regularmente.É a coisa mais importante que voce pode fazer para cuidar bem dos seus olhos à medida que envelhece.

     __________________________________________________________________________________

Mitos interessantes e sobre os quais, em várias oportunidades, nós oftalmologistas somos questionados. As orientações a respeito da saude ocular não são diferentes das sugeridas em relação à saude em geral (alimentação saudavel,exercicio fisico regular,cuidado com a saude em geral,evitar doenças sistemicas concomitantes).

Diabetes mellitus,hipertensão arterial,aterosclerose,doença arterial coronariana e apnéia do sono são alguns exemplos de patologias que podem levar a diminuição importante na visão.O olho,como já disse em outros posts,é um espelho do que acontece nos outros órgãos.Através do exame oftalmologico podemos inferir,na maioria das vezes,a saude vascular daquele individuo,uma vez que temos a oportunidade de ,através do exame do fundo de olho ,avaliar por similaridade como estão as outras redes microvasculares (formadas pelos vasos capilares,que são responsáveis, em ultima análise,pela nutrição dos tecidos que irrigam).

Já ouviu a frase “os olhos são a janela da alma”? É uma licença poética…mas na verdade,os olhos realmente funcionam como uma janela. Atraves da qual, nós oftalmologistas, temos a oportunidade de ver,sem nenhum exame invasivo ao organismo (usamos apenas o oftalmoscópio,uma especie de “lanterna” que consegue examinar atraves da estrutura ocular),  o fundo do olho. Com seu nervo optico (podemos ajudar o neurologista a fazer alguns diagnosticos), suas arteríolas e venulas (apontam melhor o estadiamento do diabetes, da hipertensão e de outras doenças vasculares) e outros sinais que podem ajudar muito os medicos das outras especialidades  a cuidar melhor de seus pacientes.

Enfim,uma oportunidade única de “enxergar” , literalmente, como está a saude do individuo! E não apenas atraves do fundo de olho. O exame de biomicroscopia (avaliação microscópica do tecido ocular,ao vivo e à cores) também ( ambos básicos, não invasivos e  parte da consulta de rotina na clinica oftalmologica), nos dá informações importantes. Sobre doenças auto-imunes, sobre efeitos colaterais oculares de medicações usadas por via sistemica para varias doenças,etc.

 

Desculpem o entusiasmo! Mas eu realmente penso que às vezes não percebemos, nós oftalmologistas e os medicos das outras especialidades, que temos oportunidade única, através dos olhos, de ver muito do que acontece silenciosamente nos outros órgãos e que só nas emergencias tomamos conhecimento da (sua) existencia.

 Vou escolher alguns sites sobre oftalmologia, mais “amigáveis”  à  “navegação”  de um leigo  e numa proxima oportunidade deixarei os links respectivos.Vale a pena se informar ,sempre!

Anúncios

2 comentários

  1. Dra Elizabeth, parabéns pelo seu blog. Sou médico, achei seu blog muito bom e gostaria de recomendá-lo a todos. Cordiais saudações.
    J. Augusto P. Sousa

    Curtir

    1. Dr. J.Augusto,

      Bom saber que gostou do que viu no blog.

      A idéia é informar o leigo a respeito da doença ocular mas mais do que isso,
      ajudar a promover a saúde. Cada vez mais acredito na educação em saude
      como forma de mudança de paradigmas em Medicina.

      Costumamos acolher idéias semelhantes às nossas. Sendo assim fico feliz
      em conhecer mais um medico que pensa ser possivel modificar o perfil de adoecimento
      do individuo através de medidas de prevenção primária; paralelamente à prevenção secundária que é o diagnóstico precoce já realizado (pelo menos na população
      que tem acesso a planos de saúde) através dos exames de rotina.

      Editado em abril deste ano, o livro “Saúde ou doença: sabia que voce tem escolha?” deverá ser disponibilizado no formato digital (gratuito). Alguns artigos estarão disponiveis no blog http://www.oftalmologiaparaleigos.com.br, ainda em construção.

      Obrigada pelo comentário.
      E se eu puder ser útil de alguma outra forma, unamos esforços!

      Um abraço,

      Elizabeth

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s