FIQUE DE OLHO!

Na sua saúde e na saúde dos seus olhos!

“Estima-se que, em 2030,duas vezes mais pessoas perderão a visão,em comparação com os numeros atuais”

Fonte: “Guia prático para proteger sua visão” -Harvard Medical School (Editora Campus,2002)

E esse comentario foi feito num livro publicado em 2002!

Voce já sabia? O que está fazendo a respeito?

Já procurou ver se você é (mais do que a média da população) candidato a alguma doença ocular degenerativa como o glaucoma,a DMRI ou a catarata (antes dos 60 anos,porque depois dessa idade todos nós temos um alguma alteração da transparencia do cristalino)?Procure saber se na sua familia hà casos dessas doenças. A genética é um dos fatores em que podemos nos  basear para fazer uma  analise das probabilidades. Se a resposta for sim, o que está esperando para adotar um estilo de vida mais saudável em vez de apenas ficar esperando para ver o que acontece? Claro que é apenas um dos fatores…mas vivemos todos num meio ambiente “doente”,somos expostos diariamente a toxinas diversas,temos uma epidemia de cancer em evolução (o cancer tambem é considerado uma doença degenerativa,porque os riscos  de desenvolver a doença aumentam apos os 60 anos de idade e,segundo Dr. David Servant-Schreiber, todos temos um cancer dormindo dentro de nós, esperando a oportunidade para crescer e aparecer!).

A longevidade aumenta a passos largos (a medicina investe pesado em tecnologia para tratamento das doenças que surgem) mas, como será a qualidade de vida desses idosos,boa?  Ou ainda, daqui a uns poucos anos, se não fizermos nenhuma modificação no nosso estilo de vida  (que já sabemos acelera e aumenta  e muito o aparecimento e a gravidade das doenças degenerativas cronicas). Como estaremos?

E em relação aos olhos,será que essa “previsão” (de Harvard) se cumprirá?

Um certo tipo de antioxidantes,os carotenoides, exerce papel importante na manutenção da qualidade da visão.Entre eles,a luteina e a zeaxantina (relacionadas ao betacaroteno) ajudam a proteger a saúde ocular. Estão presentes tanto na retina quanto no cristalino,em grandes quantidades.

Recomenda-se a ingestão de cinco porções de frutas e hortaliças por dia para redução do risco de cancer e o mesmo serve para as doenças degenerativas oculares.Como todos já devem saber,embora poucos de nós faça uso correto das informações, uma porção equivale a uma fruta média ou meia xicara de frutas pequenas ou de uma fruta picada;3/4 de xicara de suco preparado com 100% da fruta,um quarto de xicara de frutas secas ou 1/4 de xicara de hortaliças cruas (preferencialmente) ou cozidas.

Maior quantidade de luteina e zeaxantina pode ser obtida na  couve,espinafre,milho,couve-de-bruxelas,cenoura (crua ou “al dente”),brocolis,alface romana,ervilha,vagem,aqui,abobrinha alem da gema do ovo.Como todos os carotenoides a  biodisponibilidade  (“absorção”)  é maior se houver ingestão concomitante de gordura (“boa”,tipo insaturada,claro, como o azeite de oliva extra-virgem prensado a frio, o abacate e peixe,na salada “..humm! delicia!).

No mais, o de sempre tambem: exercicios aerobicos quatro vezes por semana,água (2 litros por dia) e proteção para os olhos (contra radiação UV),usando os oculos de filtro solar sempre!

E aí…voce já está no bom caminho..ou está esperando pra ver se com voce nada acontece,mesmo  continuando a agredir seu organismo como fazemos hoje,o tempo inteiro?

Eu estou fazendo pequenas mudanças,todos os dias, como nos programas de dependentes quimicos e outros mais do genero. Eles costumam viver um dia de cada vez…ou seja consideram a máxima ” só por hoje”. No nosso caso,por exemplo seria…só por hoje comerei frutas e verduras e nada de gordura saturada! Amanhã é outro dia…e começa tudo novamente e aí voce tenta novamente fazer tudo como deve ser …e quando menos esperar..só sairá da rotina muito de vez em quando.Então terá mudado seu habito alimentar e provavelmente muitos outros hábitos saudáveis serão agregados.

Outro dia li num blog sobre as dificuldades de tomar atitudes pró-ativas.Para uns seria mais dificil do que para outros.Concordamos ela (a autora) e eu,que isso não justifica a inercia! Ela fala de forma bastante interessante a respeito do tema…linguagem fácil,clara e objetiva.

Vale a pena conferir! www.kikalourenço.wordpress.com

Ultima observação: esse livro,“Guia Prático para proteger a sua visão” da Harvard Medical School,pela Editora Campus,2002, apesar de referendado por uma escola médica de peso, não foi best-seller,não conheço nenhum oftalmologista que tenha comentado sobre ele e, se a midia, na época ,valorizou as informações importantes contidas ali (escrito para leigos!)…não chegou ao meu conhecimento! E provavelmente nem ao seu…

A Medicina pode (e deve) ser uma medicina voltada para a promoção de saúde e não apenas para o tratamento da doença. Sinto muito se sou repetitiva. Mas nunca é demais insistir…quem sabe o cenário muda mais rápido.Quem sabe voce,usuário do sistema de saude, muda seu perfil e adota uma postura mais ativa! Então nós medicos teremos, necessariamente, que mudar nossa postura também e nos tornarmos facilitadores de informação para prevenção das doenças,além de oferecer o tratamento para elas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s