Vamos falar um pouco mais sobre os carotenoides essenciais aos olhos e sobre estratégias dietéticas no dia a dia para garantir aporte suficiente de luteína e zeaxantina?
Vejamos o que diz a jornalista Jill Fullerton-Smith em “A verdade sobre a comida” Editora Intrinseca,2008 (a autora trabalhou 10 anos produzindo programas científicos para a BBC e produziu um documentário The truth about food,que originou esse livro).
“…”pigmento macular”… a única maneira de mantermos os níveis do pigmento nos olhos é garantindo a ingestão de alimentos que o contenham. As duas substancias químicas no pigmento macular recebem nomes exóticos: luteína e zeaxantina…”
Outra fonte: Harvard Medical School em “Guia Pratico pra proteger sua Visão” pela editora Campus,2002.
“Não é difícil obter uma grande quantidade de luteína e zeaxantina por meio da alimentação …muitas frutas e hortaliças,especialmente couve,espinafre,folhas de nabo,milho,couve-de-bruxelas,cenoura crua,alface romana,ervilha,vagem,caqui, brócolis e abobrinha. Como todos os carotenóides são lipossolúveis,você pode aumentar sua absorção ingerindo-os junto com algum tipo de gordura …
“Acrescente um hortifrutigranjeiro em todos os lugares possíveis. Nas refeições, acrescente frutas e vegetais aos alimentos que já ingere…cubra o cereal ou o iogurte matinal com frutas…use folhas nos sanduíches (espinafre e agrião ficam ótimos)…mais alface e cebola…adicione ervilha,tomate,cebola,aipo,cenoura e pimentão à salada. Experimente outras frutas…As frutas tropicais e as frutas vermelhas são fontes bastante potentes de antioxidantes que combatem as doenças.”
“Beba suco de hortaliças. As hortaliças contem antioxidantes, assim como fibras e outras vitaminas e minerais que oferecem um seguro contra uma serie de doenças, como o câncer,hipertensão e degeneração macular.”
“Comece o dia com uma dose dupla. Como regra geral, quanto mais cedo você começar pela manhã, mais cedo conseguirá cumprir a cota de cinco ou mais porções diárias de frutas e vegetais com mais facilidade.”
“Reorganize a geladeira. Em geral,comemos o que vemos primeiro nos lugares onde guardamos a comida…
“Coma frutas de sobremesa …”
“…Alimentação rica em gordura saturada pode aumentar o risco de desenvolvimento da DMRI…”
Bem,agora, já ciente de que precisa modificar seus hábitos alimentares e sabendo os nutrientes necessários à visão,está na hora de visitar a sua nutricionista e montar uma dieta que privilegie tanto os olhos quanto a saude em geral.
Algumas dicas de combinação de alimentos e os alimentos funcionais mais indicados para proteger voce das doenças degenerativas de maior risco, no seu caso, somente ela pode dar.
E… vale a pena investir em você,não acha?